![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL8zfI-CK7Hl4FIyi82Jvam_t8Zel-bh1bQIoTEgtpPDoo6_xLDg2BdrMelkT9Wb6GMip3I8YdJSGWiTqcU68XTHQFBJNjoBrXa_Cd2aHb40u5izzP9Mq8knobawLbjohI7ai6hvKQTY8/s400/prodPosterFull.jpg)
As posturas e os exercícios indianos aplacam as ondas de calor, a secura vaginal, as dores de cabeça e o mau humor típicos da menopausa. O melhor é nem esperar entrar nela para praticá-los.
A realidade da menopausa angustia muitas mulheres. A brusca mudança hormonal do climatério é responsável por constantes incômodos, desde fogachos à mudança de vigor na pele. Mas você não precisa (nem deve) esperar pelos sintomas. Adiantar-se a eles é prevenir-se para uma menopausa tranqüila. Para isso a ajuda da técnica da ioga entra em cena.
O método de relaxamento equilibra o corpo e aquieta a mente; a prática indiana pode amenizar boa parte dos fantasmas associados à maturidade. Como os especialistas afirmam, as posturas realizadas na ioga massageiam as glândulas e reativam a produção de estrógeno, o hormônio feminino.
O método, que está fazendo sucesso no Brasil e na Europa, já foi aplicado em mais de 600 mulheres. Embora não existam pesquisas científicas, seus resultados são impressionantes. Num estudo recente, em quatro meses, 116 mulheres que praticaram a Yogaterapia tiveram, em média, um aumento de 254% nos níveis de estrógeno.